A Arte de Selecionar Boas Oportunidades de Investimento

Para investir em locação ou em qualquer outro ramo nos Estados Unidos, uma das primeiras coisas que se deve aprender é que aqui nem tudo são flores.

O ambiente de investimento é bom, mas existem riscos.

As coisas por aqui funcionam melhor, mas a burocracia existe e pode tão irritante quanto é no Brasil.

As leis são mais sérias e todo mundo cumpre, mas tá cheio de gente que vive de explorar as brechas. Entenda que existem por aqui muitas pessoas que não vão ter o menor escrúpulo de se aproveitar do investidor brasileiro se utilizando dessas brechas, inclusive (e principalmente!) brasileiros que se auto-proclamam “consultores de investimento”, e tem escritórios suntuosos em endereços badalados.

Não estou generalizando, e nem tentando assustar ninguém. Estou tentando alertar quem está chegando da existência de um fenômeno de encantamento com o país que pode deixar o investidor vulnerável a aproveitadores. Esse fenômeno existe e é a principal fonte de decepção para quem faz negócio aqui pela primeira vez. Parece que a gente chega aos Estados Unidos e vê tudo tão bonito, tão organizado, tão limpo, que não precisa mais se preocupar em ser cuidadoso. Acontece…

A quantidade informação e de “consultores” e “oportunidades” disponíveis é impressionante. Impressionante pelo lado positivo e também pelo lado negativo. O brasileiro que começa a buscar oportunidades de investimento nos Estados Unidos é bombardeado por informação de todos os lados e meios de comunicação.

Alguns profissionais são excelentes e trazem informação de primeira qualidade. Entendem profundamente o mercado no qual trabalham e vão saber responder com propriedade e firmeza qualquer pergunta que o investidor tenha.

Outros são bem intencionados mas não entendem a fundo o que estão vendendo, e por isso despejam informações que não conseguem explicar em nível de detalhes. Não vão conseguir passar por uma rodada de questionamentos mais profundos e por esse motivo são relativamente fáceis de identificar.

Por último vem os golpistas profissionais. Como acabei de dizer, são profissionais, e tem sua história extremamente bem elaborada e ensaiada. Vão ter respostas imediatas e convincentes para tudo, e vão passar a impressão de serem profundos conhecedores do mercado. São bem mais difíceis de identificar.

E o que um investidor tem que fazer para conseguir se relacionar apenas com profissionais de 1a linha quando vem para os Estados Unidos com intenção de investir?

Como no Brasil, a estratégia é simples e 100% eficaz quando seguida à risca.

Quando apresentado a alguém que não conhece, siga os seguintes passos:

1 – Se a oportunidade de investimento for aqui nos Estados Unidos, ou em qualquer outro ambiente de negócios novo para você, e se essa oportunidade lhe parecer interessante, não se comprometa com nada na primeira conversa. Principalmente se o investimento for em imóveis. Os vendedores são treinados para abordar o lado emocional da negociação e vão fazer de tudo para obter uma assinatura o quanto antes. Resista!

2 – Faça uma investigação independente sobre o mercado/ramo no qual esteja pensando em investir. Ouça uma 2a opinião. Prepare uma lista de perguntas. Se depois de tudo isso o investimento ainda parecer interessante, marque uma nova reunião para tirar dúvidas.

3 – Busque informações sobre a pessoa com quem está negociando. O profissional de investimento que você está procurando tem que ser conhecedor do mercado, honesto e experiente. Se ele for tudo isso vai ser fácil encontrar outras pessoas com quem ele já fez negócio e que podem comprovar, ou não, a qualidade do investimento oferecido.

4 – Finalmente, “Não existe negócio da China”. Quanto maior o retorno sobre o investimento prometido, maior a chance de ser um golpe ou de informações essenciais estarem sendo omitidas. Por outro lado existem negócios bons e “cavalo arreado não passa 2 vezes”. Quanto melhor a oportunidade mais você deve ser cuidadoso na hora de buscar informações. Do your homework!!!

Enquanto escrevia reli esse artigo várias vezes e fiquei um pouco na dúvida se deveria publicar ou não. Tudo o que escrevi me parece óbvio demais.

Acabei me decidindo por publicar simplesmente porque já vi muita gente se decepcionar. E não estou falando apenas de investidores pequenos. São comuns casos de gente perdendo dinheiro na casa dos milhões de dólares, clientes da MP Consulting (traduzindo uma piada comum aqui: Meu Primo Me Falou Consultoria, rsrs).

Resumindo e terminando:

Se estiver pensando em investir nos Estados Unidos, invista o tempo necessário para encontrar as pessoas certas.

Se você já me conhece de outros negócios aqui ou no Brasil, espero que os resultados tenham sido bons o suficiente para que possamos fazer novas parcerias. Você sabe onde me encontrar.

Se ainda não me conhece e estiver curioso sobre o nosso negócio, faça comigo tudo o que recomendei acima.

Grande abraço e sucesso a todos. Sempre!!!

Quem Somos     Nosso Negócio     Contato     Perguntas Freqüentes

 

Leave a Reply

WordPress.com.

Up ↑

Translate »
WP-Backgrounds Lite by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann 1010 Wien
%d bloggers like this: